terça-feira, 13 de março de 2012

A CARICATURA MINIMALISTA DE STANLEY CHOW


Stanley Chow é um artista inglês que faz ilustrações caricaturais de diversos personagens e personalidades de uma maneira pouco usual, não se utilizando do exagero das formas. Os desenhos de Chow são minimalistas, mas não deixam de ser caricatura por isso. Os poucos traços e a paleta de cores vivas são marcantes na obra de um artista que dá prioridade à plasticidade da simplificação.

caricatura, chow, desenho, humor, minimalismo, stanley
© Stanley Chow, "U2".
A palavra caricatura tem origem do idioma italiano caricare, cujo significado é aumentar as proporções. A caricatura está intimamente ligada com o exagero. Um desenho de uma pessoa feito de forma irreal - distorcendo determinadas características físicas - é um desenho caricato. Um artista que está se destacando no meio da arte da caricatura, no entanto, vai pelo caminho oposto. Stanley Chow é um artista inglês responsável por diversas caricaturas que não buscam exagerar fisicamente o objeto artístico. Chow prima pela contenção, por menos traços, pelo minimalismo.
A caricatura de Stanley Chow é paradoxal. Por ser caricatura e não objetivar pelo exagero pode até ser considerada apenas uma ilustração e não um desenho caricato. Assim, é possível refletir sobre a maneira de catalogar um artista e uma obra. Chow subverte o significado da caricatura ao não apresentar uma de suas características mais fortes, mas não significa que suas ilustrações não podem ser consideradas como tal.
Outra importante característica da caricatura é o humor - não necessariamente o deboche. Seja por exagerar nos traços de uma pessoa ou não - como é o caso de Stanley Chow -, a caricatura busca fugir um pouco da simples ilustração da realidade para encontrar graça. Dessa forma, as obras de Stanley Chow podem ser enquadradas dentro da arte da caricatura. Chow não procura o deboche através de suas obras, mas retrata fora da realidade uma personalidade de uma maneira bem humorada.
caricatura, chow, desenho, humor, minimalismo, stanley
© Stanley Chow, "Bond".
caricatura, chow, desenho, humor, minimalismo, stanley
© Stanley Chow, "Bowie Ziggy".
Entre as obras do artista se destacam as múltiplas faces do personagem James Bond no cinema e a clássica imagem de David Bowie da capa do álbum Aladdin Sane de 1973, revisitada pelo artista de uma maneira extremamente colorida. A cor, por sinal, é um componente marcante nas obras do artista inglês, na maioria das vezes bastante vivas. E mesmo quando escolhe tonalidades mais escuras - como na caricatura do grupo U2 - as diferentes tonalidades não deixam a caricatura fugir da assinatura de Chow.

Personagens de filmes, de séries de televisão, celebridades, músicos, todas as personalidade que serviram de inspiração para Chow são retratadas de maneira bastante peculiar. O traço contido de Stanley Chow nunca deixa de ser caricatural, modificando a noção de exagero ao colocá-lo apenas como um meio a ser usado ou não. O exagero não é a finalidade - pelo menos não na obra de Stanley Chow.
Veja mais imagens na página do artista.
caricatura, chow, desenho, humor, minimalismo, stanley
© Stanley Chow, "Lost in Translation".
caricatura, chow, desenho, humor, minimalismo, stanley
© Stanley Chow, "Bat Hamm + Super Hamm".
caricatura, chow, desenho, humor, minimalismo, stanley
© Stanley Chow, "Taxi Driver".
caricatura, chow, desenho, humor, minimalismo, stanley
© Stanley Chow, "Walter White Breaking Bad".

publicado em artes e ideias por 

Nenhum comentário: