sábado, 13 de agosto de 2011

Exposição virtual apresenta documentos manuscritos



A história e as mudanças na elaboração de documentos produzidos sob a forma manuscrita é tema de uma exposição virtual, realizada pelo Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O acervo disponível para visitação na internet atinge quase sete mil metros lineares, reunindo documentos que fazem parte da história do Brasil.

Durante muito tempo, os manuscritos prevaleceram como a forma de registro e de formalização no âmbito da administração pública. A exposição conta com 145 documentos digitalizados que demonstram as mudanças que passaram os manuscritos ao longo dos anos.

A exposição é dividida em 10 ambientes historiográficos e, desde o mês de maio, já contou com mais de 11 mil acesos. Entre os documentos disponíveis há materiais muito peculiares, como um testamento do ano de 1707 e um poema escrito à mão por Machado de Assis, chamado Círculo Vicioso.

O site da exposição ainda oferece ferramentas e materiais pedagógicos, dirigidos a professores, cujos recursos podem ser utilizados em sala de aula. A intenção é que o uso de documentos de arquivo em sala de aula possa auxiliar o aluno na percepção da diversidade das ações sociais ao longo do tempo.  Os professores podem utilizar  documentos  de certidão de nascimento, passaporte, requerimento, documento oficial de governo, etc.

Entre os objetivos principais da exposição, está o de mostrar que a linguagem da escrita a mão continua presente mesmo no atual momento de grande utilização dos meios digitais.

Para acessar a exposição virtual, clique aqui.

Nenhum comentário: