quinta-feira, 2 de junho de 2011

Morre Maria Christina Vieira

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba lutava contra um câncer.


 
Morreu em Curitiba no inicio da tarde desta quinta-feira (2)  a ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Cristina de Andrade Vieira. Ela lutava contra um câncer e á poucos dias, tinha pedido afastamento da Fundação Cultural para tratamento de saúde, cargo que tinha assumido em dezembro de 2010 a convite do prefeito Luciano Ducci.
Nascida em Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira era formada em Filosofia, com licenciatura em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ela era especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná; em Marketing pela PUC-PR e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).
Como presidente da Associação Comercial do Paraná, foi a primeira mulher a presidir uma associação comercial no Brasil.
Foi  professora de Filosofia da PUC-PR e, em 1987, ingressou no antigo Banco Bamerindus, na área de Promoções e Eventos. No Bamerindus, foi diretora executiva da Associação Cultural Avelino Vieira, por ela criada, diretora de Infraestrutura e membro da holding do banco, além de idealizadora do Natal no Palácio Avenida, que completou 20 anos em 2010 e é um dos principais espetáculos natalinos do Brasil.
Maria Christina recebeu 63 prêmios na área de Marketing Cultural, entre eles o Diploma de Grão Mestre da Ordem Rio Branco, concedido pela Presidência da República. Era integrante dos conselhos da Federação das Indústrias do Estado Paraná e da Associação Comercial do Paraná.
Em vez de flores, quem quiser homenageá-la faça uma doação para o hospital Erasto Gaetner pelo nº 0800 643 48 88. O pedido foi feito por ela mesmo antes de morrer.

Nenhum comentário: