quinta-feira, 12 de maio de 2011

Apresentação de Teatro na PUC em SJP grátis nesta sexta (13), às 20h30.



Miguilin, de Guimarães Rosa no Teatro da PUC - (SJP/PR)


O Grupo de Teatro Tanahora, da PUCPR  fará uma apresentação especial da peça Miguilim no Teatro Leopoldo Scherner (campus São José dos Pinhais), no dia 13/05/2011, às 20h30min., em comemoração aos 20 anos de fundação do campus. A entrada é gratuita.

A peça é um conto de Guimarães Rosa adaptado pelo ator e dramaturgo de Curitiba, Edson Bueno, com direção de Laercio Ruffa.

Conta a história de um garoto pobre, de uma família sofrida do interior de Minas Gerais. Em meio aos problemas de educação, miséria e conflitos familiares, Miguilim mostra a força de vontade, a esperança calcada em sonhos que vão além fronteiras. Na região em que mora, há um Monte que não poderia ser ultrapassado. E Miguilim sonhava em descobrir o que a vida reservava para ele do lado de lá.
Edson Bueno explica que o maior desafio imposto pela peça é dar vida, no palco, à literatura de um romancista que criou um estilo próprio e aborda um universo, que embora brasileiro, é bastante regionalista. “A literatura de Guimarães Rosa pede atenção e cuidado, porque se já é necessária uma alta  concentração para ser lida, imagine para ser falada e comunicada, em tempo real, para uma platéia. Há, também, o universo do sertão mineiro, que não é conhecido organicamente, nem por nós, curitibanos artistas, e nem pelo público”, complementa o dramaturgo.
Laercio Ruffa, diretor artístico do Grupo, conta o que o público pode esperar: "Miguilim sonha com outra possibilidade de vida, além do sertão. A esperança é a tônica do espetáculo e quem conduz a narrativa é o ator Tiago Galan, de nove anos. O público pode esperar um texto maravilhoso, um trabalho artístico de alta qualidade que proporciona reflexão sobre a possibilidade de mesmo que a vida diga não, é preciso persistir, pois sempre haverá uma possibilidade", revela.
K A T I A V E L O artista visual, colunista, professora e assessora de comunicaçãowww.guiasjp.com/katiavelo www.inconfidencial.com.br link Katia Velo www.cn10.com.br cel.: 55 41 8408-6452

Nenhum comentário: