segunda-feira, 14 de março de 2011

Últimos dias para conferir a mostra Haruo Ohara


O público tem até o dia 27 de março para visitar a exposição “Haruo Ohara - Fotografias” no Museu Oscar Niemeyer (MON). Com o apoio do Governo do Paraná e da CAIXA, a mostra reúne 150 fotografias em preto e branco produzidas entre os anos de 1940 e 1970 por Haruo Ohara, apontado entre um dos mais importantes nomes da fotografia brasileira, da segunda metade do século 20.

Da mesma maneira que os frutos da terra, as fotografias produzidas por Haruo e reunidas nesta exposição também exigiram seu próprio tempo de processamento e maturação. A emoção do fotógrafo em ver sua intuição de uma determinada cena lentamente materializando-se no papel fotográfico, processado na penumbra do laboratório, certamente foi semelhante à emoção do lavrador Haruo, que, na luz atenuada do amanhecer ou do entardecer, contemplava o esforço de seu trabalho desabrochando em flor e fruto em seus campos cultivados.

O trabalho de Haruo aponta para o fato de que, mesmo em um momento de forte transformação e aceleração tecnológica – a urbanização crescente do Brasil na época –, talvez apenas o tempo real de maturação das flores, frutos e filhos, fortemente representados em sua obra fotográfica, seja também o tempo real e necessário para a criação artística. Essa insistente sinalização para o verdadeiro ciclo da vida e da terra, com seus ritmos ancestrais, é o seu principal legado.



Serviço:

Exposição: “Haruo Ohara - Fotografias”

Data: até 27 de março

Local: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999)

Dias e horários: de terça a domingo, das 10h às 18h (venda de ingressos até 17h30)

Preço: R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 meia (estudantes com carteirinha). Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.Informações: (41) 3350-4400 www.museuoscarniemeyer.org.br

Nenhum comentário: