segunda-feira, 14 de março de 2011

Biblioteca Nacional seleciona obras de músicos brasileiros


Artistas brasileiros têm até o dia 25 para inscrever
trabalhos em pintura, escultura, fotografia e obras em papel.

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), receberá inscrições de músicos brasileiros até 15 de abril, através do concurso “Projeto Bibliomúsica – 2011”.

A iniciativa constitui um projeto educativo cultural aberto a músicos de todo o país e tem como objetivo divulgar os serviços da Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Fundação Biblioteca Nacional, por meio de apresentação de concertos. O projeto homenageia o centenário dos compositores brasileiros Assis Valente e Nelson Cavaquinho, além de apresentar ao outros serviços que uma biblioteca pode oferecer, em diferentes áreas culturais.

O Bibliomúsica promove concertos didáticos e pedagógicos mensais,  acompanhados de preleções informativas,intercaladas entre números musicais.

Para se inscrever no projeto, os músicos deverão apresentar no ato da inscrição, requerimento preenchido e assinado; currículo; projeto detalhado, incluindo roteiro da explanação; CD com repertório do concerto, com pelo menos três músicas gravadas exatamente como serão apresentadas.

Os candidatos não precisam necessariamente comprovar experiência ou formação
prévias.

HOMENAGEM 
- José de Assis Valente nasceu no dia 19 de março de 1911, na cidade de Santo Amaro e foi compositor de canções como “Brasil Pandeiro” e “Tem Francesa no Morro”, sendo que está última foi seu primeiro grande sucesso, em 1932, na voz de Aracy Cortes. Suas composições fizeram sucesso também nas vozes dos grandes intérpretes da época como Carmem Miranda, Orlando Silva e Altamiro Carrilho.

Após sua morte, foi sendo esquecido, para ser finalmente ser redescoberto em 1960, nas vozes de grandes intérpretes da MPB, como Chico Buarque, Maria Bethãnia, Novos Baianos, Elis Regina e Adriana Calcanhoto, dentre outros.

Nelson Cavaquinho, um dos principais sambistas cariocas nasceu em  29 de outubro de 1911. O compositor deixou mais de quatrocentas composições, entre elas clássicos com “A Flor e o Espinho” e “Folhas Secas”, ambas em parceria com Guilherme de Brito, seu parceiro mais frequente.
Suas canções eram feitas com extrema simplicidade e as letras quase sempre se remetiam a questões como o violão, mulheres, botequins e, principalmente, a morte, como em “Rugas”, “Quando Eu me Chamar Saudade”, “Luto”, “Eu e as Flores” e “Juízo Final”.
         
Clique aqui para ler o edital completo. 

Nenhum comentário: