sábado, 7 de março de 2009

Carta de recomendação de Olinto Simões

Ao
Prefeito De São José Dos Pinhais
Sr. Ivan Rodrigues
CARTA DE RECOMENDAÇÃO
Eu, Olinto Simões, Ator; Diretor; Dramaturgo; Poeta; Escritor; Professor; Parapsicólogo, Consultor Educacional e Empresarial, com 49 anos de profissão, uso esta para "Recomendar", à nova 'Gestão Municipal', a manutenção da 'Escola Livre De Teatro' e também o 'Projeto - O Boneco E A Sociedade', que envolve as 'Comunidades', 'Associações De Moradores' e 'Clubes De Serviços', de praticamente todos os bairros desse município, e atualmente, transcende as fronteiras de São José dos Pinhais.
É sabido que nos primórdios do tempo evolutivo, quando ainda o ser inumano se fazia a dar conhecer, e concomitantemente adquiria conhecimento, as primeiras comunicações eram verdadeiras pantomimas.
Seguiu a humanidade no processo da evolução e o lúdico verdadeiro deixou de fazer parte da vida hoje, humana. Agora, o mundo em geral, reclama da violência que se espraia. Esquece-se, no entanto, que quando o 'Humano' tinha mais motivos para sorrir; quando as cores faziam parte do diuturno proceder; quando a pureza infantil não se afastava dos corações, todos indistintamente, brincavam com bonecos.
A tecnologia chegou, claro e óbvio, também como processo evolutivo, mas, a brincadeira com botões e luzes que piscam alucinadamente, afastou dos lábios os sorrisos até porque, os jogos mostram a mesma violência do dia-a-dia. A maioria dos 'Games Da Vida', não só eletrônicos, mostra cores em disputa e não em harmonia. Com isso, não existem mais crianças, jovens ou adultos, puros pela inocência, porém os que tentam demonstrar isso, se o fazem, têm por detrás interesses escusos. A pureza trocou de lugar e cedeu espaço à veleidade. O maquiavelismo se instalou.
Contudo, depois de tanto progresso e tanta (?) evolução, num repente a avenida se ilumina; a música soa e as cores se fazem notar. Movimentos pantomímicos são vistos, identificados, aplaudidos e o embevecimento surge nos rostos de quem já de há muito, jovem não é.
Se prestarmos atenção, a fantasia traz uma umidade que chega a olhos secos por uma realidade nada prazerosa. E quem de memória ainda lembra como se sorri, junta as mãos em palmas modestas, mas aplaude a saudade que sente de quando ainda ouvia coisas como..., "Ai que saudade que tenho..., Da Aurora da minha vida..., Da minha infância querida..., Que os anos não trazem mais. - ("Meus oito anos". Casemiro De Abreu, )
E as crianças que, envolvidas na alegria, não notam a frustração saudosa dos responsáveis por tudo de ruim, pernicioso, aviltante e sem conteúdo, que graça hoje no mundo, brincam, sorriem, e por enquanto, sentem o que muitos desconhecem. Felicidade.
Senhor Prefeito:
A escolha é sua, o direito é seu e o "Dever", também.
Se aceitar sugestão de quem doou a vida ao semelhante; doou a vida a uma vida de arte; doou a vida a melhora do viver, se ouvir minha voz nas palavras que escritas estão, perceberá que cada sílaba está acompanhada de grande emoção. - (querendo comprovar se verdadeiras, essas minhas afirmações, consulte no Google, meu nome, "Olinto Simões").
Agora V. S. tem a escolha de assinar a permanência, mas tem também, o direito de vetá-la. Só que o "Dever" de manutenir a alegria, felicidade, pureza, afastando um pouco que seja, o jovem "São-joseense" de tudo nocivo que existe nesse mundo, ah..., esse dever lhe foi conferido nas "Urnas".
Mais uma vez na minha vida, cumpri a minha parte.
Grato.
Olinto Simões
Fones: 3076-7820 - 9997-3642 - e-mail: olintosimoes@yahoo.com.br

Nenhum comentário: