sábado, 7 de março de 2009

Carta de Graziela Saraiva - RS

Porto Alegre, 23 de janeiro de 2009.


CARTA MANIFESTO


Eu, Graziela de Castro Saraiva, bonequeira há 25 anos, sócia fundadora da AGTB, Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos, Presidente e membro da diretoria por mais de 5 gestões, vice-presidente da ABTB, gestão 2007/2008, Conselheira Estadual de Cultura do Estado RS de 2003 a 2007, venho a publico me manifestar a favor do trabalho desenvolvido na cidade de São José dos Pinhais pelos excelentes profissionais Tadica Veiga e Joelson Cruz, criadores da CIA DOS VENTOS, e que tem desenvolvido com muita garra e profissionalismo o Projeto O BONECO E A SOCIEDADE.
Tive a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por eles na área das artes cênicas neste município, a escola, o carnaval dos bonecos gigantes, o museu, o teatro, as atividades comunitárias tudo com um primor de conteúdo , organização e principalmente acessibilidade .
Está experiência é única no Brasil, está servindo de referência a vários núcleos de profissionais pelo país, é a realização do sonho de todo o profissional de teatro de bonecos comprometido com a sociedade onde está inserido, o apoio institucional e financeiro do poder público é, sem duvida, fator vital para o funcionamento deste trabalho, o que tem sido feito até então, com destaque pela política cultural deste município.
Manifesto aqui, meu apoio incondicional ao projeto O boneco e a Sociedade, a importância de sua continuidade para a arte do teatro de bonecos para o município, para o país e para o mundo.
Experiência única neste formato à escola tem formado profissionais de qualidade, em um exemplo de organização e inclusão social. O museu que permite o conhecimento sobre a arte milenar do teatro de bonecos a tantos cidadãos que nunca antes tiveram esta oportunidade. O teatro que democraticamente estimula grupos locais e possibilita o intercambio com outros grupos nas áreas de artes cênicas, dança e musica. O carnaval dos Bonecos Gigantes trabalho esplendoroso que tem divulgado o nome do município pelo mundo por sua característica inusitada integrando a comunidade local. Em especial o projeto ABRACE O BONECO, desenvolvido já há dois anos neste município com grande relevância ao movimento nacional do teatro de bonecos, pelo seu caráter participativo e democrático.
Por todas as razões acima expostas solicito a continuidade destas atividades e acreditando na sensatez desta nova administração um investimento mais eficaz ainda, garantindo assim seqüência deste trabalho.

Atenciosamente




Graziela de Castro Saraiva
graziela.saraiva@yahoo.com.br

Nenhum comentário: