quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O TEATRO DE BONECOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

O teatro de bonecos tem sua origem na mais remota Antiguidade.
Acredita-se que na pré-história os homens se encantavam com suas sombras movendo-se nas paredes das cavernas. Nessa época, as mães teriam desenvolvido o teatro de dedos, projetando, com as mãos, sombras diversas nas paredes para distrair os filhos.
Com o passar do tempo, os homens começaram a modelar bonecos de barro, sem movimentos, a princípio. Mais tarde, conseguiram articular a cabeça e os membros dos bonecos para, a seguir, fazer representações com eles.
Na Índia, China e Java também eram realizados teatros de bonecos.
Os egípcios encenavam espetáculos sagrados nos quais, a divindade falava e era representada por um figura articulada.
Na Grécia antiga, os bonecos articulados tinham, além da importância cultural, conotações religiosas.
O Império Romano assimilou da cultura grega o teatro de bonecos, que rapidamente se espalhou pela Europa.
Na Idade Média, os bonecos eram usados nas doutrinações religiosas e apresentados em feiras populares. Houve um período em que os integrantes desses grupos de teatro foram muito perseguidos porque representavam personagens que faziam críticas às autoridades religiosas.
Na Itália, o boneco mais conhecido foi o maceus, antecedeu o polichinelo. Na Turquia havia o karagoz; na Grécia, as atalanas; na Alemanha, o kasper; na Rússia, o petruska; em Java, o wayang; na Espanha, o cristovam; na Inglaterra, o punch; na França, o guinhol; no Brasil, o mamulengo. Todos esses bonecos, de poucos recursos técnicos, mas com grandes possibilidades expressivas, possuem algo em comum: a irreverência, a espontaneidade, a não-submissão ao estabelecido, a comicidade e, por vezes, a crueldade.
Na América, os fantoches foram trazidos pelos colonizadores. Entretanto, os nativos já confeccionavam bonecos articulados, que imitavam movimentos de homens e animais.
Depois da Primeira Guerra, as marionetes, bonecos articulados movidos por fios, difundidas pelo mundo e introduzidas nas escolas, principalmente na Tchecoslováquia e nos Estados Unidos.
No Brasil, os bonecos começaram a ser utilizados em representações, no século XVI. No tempo dos vice-reis eram muito apreciados. Foi no Nordeste que o teatro de bonecos apareceu com destaque, principalmente em Pernambuco, Paraíba, Rio Grnade do Norte, onde até hoje é tradição. É o teatro mamulengo, rico em situações cômicas e satíricas. Este gênero do teatro de bonecos está em fase de estudos para torna-se patrimônio imaterial do Brasil.
Há muitos tempos grupos vêm se esforçando para desenvolver o teatro de bonecos no Brasil, mas só a partir de meados deste século os resultados começaram a aparecer.
Nestes últimos anos, o teatro de bonecos tomou grande impulso em nosso país com o aperfeiçoamento da atuação de grupos, apresentando um excelente trabalho, reconhecido como forma de cultura pelos apreciadores dessa arte, pela FUNARTE, fundação nacional de arte, Associações de Bonequeiros ABTB e UNIMA, união Internacional de Marionetistas.

Nenhum comentário: