quinta-feira, 22 de maio de 2008

História da ABTB/CUB

Em 1973, é criada a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, a ABTB, por Clorys Daly com a colaboração efetiva de Cláudio Ferreira , Virginia Valli, Daisy Schnabl, Carmosina Araújo e Elsa Milward Dantas.
• É através dessa Associação que nasce a primeira e única revista especializada no assunto, a MAMULENGO que alcança quatorze números;
• É também através da ABTB que ocorre regularmente os festivais nacionais.
• O Centro UNIMA-Brasil é criado, em 1976, dentro da estrutura da própria ABTB como ocorre em todos os países e por orientação da própria União Internacional de Marionetistas – a UNIMA, entidade das mais antigas do mundo, criada em 1929 e vinculada à UNESCO, a qual a ABTB representa, no Brasil.
• Como decorrência do trabalho desenvolvido pela ABTB, uma grande mobilização dos grupos de teatro de bonecos existentes, no país, possibilita efetivamente a transformação da realidade do teatro de bonecos brasileiro. Na verdade, desde a década de setenta que estoura como uma espécie de época de ouro (ou abre as comportas de uma produção grande reprimida e desconhecida nacionalmente) pela quantidade de espetáculos, de eventos, de novos grupos e de intensa reflexão deste fazer artístico. Nesse contexto, observa-se intenso questionamento coletivo dos artistas sobre o por que da identificação do boneco com a criança e sobre a necessidade de uma maior preocupação com o tratamento dado a essas platéias infantis. Nessa época também estão presentes experiências de temas como teatro de bonecos na educação, teatro de bonecos na terapia, o teatro de bonecos na televisão, entre outros.
• Mesmo diversificando a produção por diversos caminhos de estilos, o teatro de bonecos avança sua trajetória com muita vitalidade. O maior número de grupos profissionais existentes, no país, com esta característica de grupo é do teatro de bonecos. Núcleos da Abtb foram criados em vários estados brasileiros por meio das associações estaduais.
A foto é do II Abrace o Boneco Brasil/2007, promovido pela ABTB/CUB em São José dos Pinhais/PR.

Nenhum comentário: