quinta-feira, 22 de maio de 2008

Grupo Tato Criação Cênica - Paraná

A Tato Criação Cênica começou suas pesquisas em 2004, em Curitiba, Paraná, o grupo é formado por Dico Ferreira e Katiane Negrão. Em outubro desse mesmo ano estreou “Tropeço”, que aborda a solidão de duas idosas. A peça foi aplaudida dentro e fora do país, destacando-se os festivais internacionais de Buenos Aires (Argentina), Mirepoix (França), Ovar (Portugal) entre vários outros.

Espetáculo TROPEÇO

Tropeço quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, porém cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.

Espetáculo: E se...

Um espetáculo de teatro de animação aparentemente voltado ao público infantil, mas que também é uma atração para os adultos. “E se...” é uma comédia que aborda as muitas possibilidades da vida, através de simpáticos personagens que surgem em cena com o uso de pequenos adereços nas mãos dos premiados atores Katiane Negrão e Dico Ferreira, integrantes do grupo Tato Criação Cênica.

A peça discute com bom-humor e fantasia os diversos caminhos que a vida oferece e as conseqüências decorrentes das ações que forem tomadas. Mas esse pensamento está embutido numa encenação que trabalha com o lúdico e o real, sendo um o contraponto do outro.

Menino de rua, palhaço, gari, agricultor, uma simpática velhinha são alguns dos personagens que se movimentam nos cenários do campo e da cidade, cada qual com seu próprio universo. Os encontros e desencontros no cotidiano dessa gente é que dá sustentação ao espetáculo.

“E se...”, criação assinada em conjunto por Dico e Katiane, surgiu da necessidade do grupo em oferecer uma montagem para o público infantil, depois da trajetória de sucesso de “Tropeço”, direcionada aos adultos. Porém, nos quatro anos de carreira da peça, sempre houve a presença de crianças na platéia. A proposta do grupo é continuar as pesquisas na animação de partes do corpo, expandindo-se na manipulação de objetos.

Contato: contato@tatocriacaocenica.com.br

Nenhum comentário: