quinta-feira, 22 de maio de 2008

Cia Boca de Cena - Paraíba


A Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, criada com o objetivo maior de resgatar a arte do Teatro de Bonecos no Estado da Paraíba e difundi-la junto aos mais variados setores de nossa sociedade.
Nos últimos oito anos nos dedicamos a explorar as mais variadas técnicas de construção e manipulação de bonecos conhecidas no Brasil e no mundo. A utilização de vários recursos como iluminação, sonoplastia, pirotecnia e cenografia, fizeram com que o trabalho da Cia Boca de Cena se destacasse no cenário nacional como uma fiel releitura do teatro de bonecos popular. O “Mamulengo” pernambucano, o “Babau” paraibano e outras tantas linguagens do boneco popular, já esteve muito presente em feiras, praças e ruas, atuando de forma indispensável na formação cultural de todo povo brasileiro.
Nosso grande objetivo é unir tecnologia com poesia, lirismo e irreverência, que são as principais particularidades desta arte singular nordestina.

O Projeto de "Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste", como Patrimônio Cultural do Brasil.

Essa é uma iniciativa da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos e seus núcleos estaduais de inserir esta manifestação popular no livro Formas e Expressões do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN. Essa ação compromete a participação de quatro estados do nordeste (PB, PE, CE, RN mais o PR e o Distrito Federal), tendo o Rio de Janeiro como consultor de pesquisa.

No estado da Paraíba a coordenação do Projeto ficou sob responsabilidade da Cia Boca de Cena, com a bonequeira e especialista em educação, Amanda Viana.
O foco principal dessa primeira etapa é registrar bibliograficamente, qualquer material referente aos bonequeiros populares do nosso estado. Sejam acervos particulares, livros, periódicos, fotografias etc.
Pedimos então, a ajuda de todos na tentativa de encontrar os rastros dos nossos bonequeiros populares, precisamos encontrá-los.
Caso você tenha alguma informação sobre o assunto, entre em contato pelos e-mails:

ciabocadecena@gmail.com ou amanda.v@ig.com.br

Nenhum comentário: