quinta-feira, 22 de maio de 2008

Catibrum Teatro de Bonecos - Belo Horizonte


Um dos mais respeitados grupos de Teatro de Animação do Brasil, a Catibrum traz, em sua bagagem, montagens originais, temporadas e turnês de espetáculos e a organização de eventos, como o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, que acontece em Belo Horizonte, desde 2000.

Fundada em 1991 por Lelo Silva e Adriana Focas com o objetivo de pesquisar as manifestações populares e divulgá-las através dos títeres.

"O Dragão que Queria Ver o Mar" foi o primeiro espetáculo montado, seguido de "Andanças", "O Baile do Menino Deus", "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias", "O Cavaleiro da Triste Figura", até que com o prêmio Myrian Muniz veio "Homem Voa?", que estreou em outubro de 2006 e já conquistou platéias em várias partes do Brasil, tendo sido indicado para o Prêmio HQMIX (Melhor adaptação de quadrinhos para outros veículos), além de receber o Prêmio Cena Minas (Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas) em 2008.

Em 2001, ano em que completou 10 anos de atividades, a Catibrum transformou-se em Centro de Produção Cultural, com o objetivo de se tornar um centro de pesquisas colocando à disposição todo o acervo de livros, vídeos e títeres de várias partes do Mundo.


Atualmente, fazem parte do elenco e do grupo de pesquisas para a montagem do espetáculo "D. João Carioca": Lelo Silva, Adriana Focas, Amaury Borges, Eduardo Santos, Tim Santos, Admar Fernandes, Cecília Berger, Daniel Juliano e Patrícia Lanari.

Paralelamente, a Catibrum realiza a multiplicação do conhecimento, por meio de oficinas de confecção e de manipulação de bonecos. Os cursos contam com aulas de teatro, voz e um panorama do teatro de formas animadas. Os alunos confeccionam os próprios bonecos, criam ou adaptam o texto a ser utilizado, constroem cenários e, ao final do curso, têm como produto um espetáculo pronto para ser apresentado.

E-mail
catibrum@catibrum.com.br

Correspondência
Centro de Produção Cultural Catibrum
Rua Francisco Bicalho, 1912 - Caiçara
Belo Horizonte, MG
CEP: 30720-340

Nenhum comentário: