quinta-feira, 22 de maio de 2008

20º CONGRESSO DA UNIMA NA AUSTRALIA

Aconteceu em abril, o 20º Congresso Mundia da Unima ( União Internacional de Marionetistas)O Congresso é a reunião quadrienal para o Comitê Executivo, vereadores e membros Unima de todo o mundo. Esta é a primeira vez que o congresso foi realizado no hemisfério sul, e apenas a terceira vez fora da Europa.
No congresso é discutido todas as ações da Unima e relatórios são partilhados de diversas comissões e Unima centros. Os agentes são eleitos para os próximos quatro anos, bem como o local do próximo Congresso está decidido.
O Congresso era aberto a todos os membros da Unima e foram realizadas com tradução simultânea em Inglês, francês, espanhol e japonês.
Neste congresso Susanita Freire foi eleita a presidente da Comissão Latino Americana da UNIMA.

O trabalho de Susanita

Susanita Freire é antes de tudo uma apaixonada por todos eles e por sua história. Uruguaia de Montevidéu, Susanita chegou ao Brasil em 1972 e, em 1984, fundou, com outros artistas, a Associação Rio de Teatro de Bonecos. "Sempre com sentimento comunitário", diz a atriz, arte-educadora e titeriteira - como ela própria costuma se denominar - que se engajou em associações, companhias, pesquisas e até num jornal de notícias, a Folha do Bonequeiro, com divulgação nacional. "Pela sua origem, o teatro de animação teve primeiro um caráter religioso, só depois se tornou popular", explica. "Hoje, existem textos específicos para crianças, jovens e adultos. Mas, por mais que toque neste ou naquele tema, é sempre lúdico, pois mexe com o interior daquele que assiste ao espetáculo." Atualmente, a arte-educadora trabalha também pela integração do teatro de animação na América Latina como presidente da Comissão para a América Latina da Unima (Unión Internacional de la Marioneta), órgão mundial formado em 1929, em Praga, República Tcheca. Uma tarefa que visa, antes de tudo, separar o joio do trigo dentro do enorme balaio de manifestações dessa arte.

TRABALHO DE PESQUISA SOBRE JOÃO MINHOCA:

João Minhoca era um sujeito popular no final do século 19. Negro abolicionista que, parodiando a política, caminhava pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil contestando o sistema escravista. Tornou-se um artista conhecido, apresentando-se até para o imperador d. Pedro II. Dentre todas as suas características, uma era, sem dúvida, a mais marcante: João Minhoca era um boneco. Isso mesmo, um boneco de fio, feito de madeira e pano, e manipulado por seu criador, o tipógrafo João Batista, aliás, também negro. O famoso boneco nasceu no momento em que as marionetes foram para as ruas e incorporaram costumes e trejeitos populares típicos da época. Porém os poucos registros sobre o desembarque desse tipo de teatro no Brasil nos levam à chegada dos portugueses, numa época em que o teatro de animação era uma febre na Europa. Muito tempo se passou, e apaixonados e profissionais da animação em todo o mundo foram pouco a pouco criando uma estrutura sólida e respeitável em torno do teatro com bonecos e marionetes.


Palavras da ABTB - CENTRO UNIMA BRASIL


É um bom momento para refletirmos e entendermos que permanecemos, com força representativa, coligados a uma rede internacional por meio da ABTB/CENTRO UNIMA BRASIL, e que nosso trabalho unido vai ter repercussão em todo mundo. Vejam por exemplo as portas que se abrem com o continente africano e o latino-americano. O quanto podemos fazer para ampliar nossos horizontes artísticos e humanos no contato com estes centros que necessitam crescer assim como o nosso. Observemos por exemplo as contribuições africanas no teatro de bonecos popular brasileiro também em nossa cultura e economia de uma maneira geral. Agora vamos arrumar a nossa casa. Pagamos a nossa dívida de associados à Unima e isso nos colocou em pé de igualdade para com todos os outros centros UNIMA mundo a fora. Agora é hora de contribuirmos e participarmos de forma responsável dentro da própria ABTB e dos núcleos estaduais colocando nossa contribuição em dia. Parabéns Susanita Freire , pela garra e dedicação. Prometemos não te deixar sozinha! Diretoria da ABTB/CUB

Nenhum comentário: